terça-feira, 28 de março de 2023

Falésias de praias de Parnamirim têm alto risco de desmoronamento, diz Defesa Civil

 



As falésias e encostas das praias de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, estão em situação de alto risco de desmoronamento. A constatação foi feita pelas equipes da Defesa Civil do município, durante vistoria realizada no último sábado (25).

Em alguns trechos pode haver a queda de parte dos paredões a qualquer momento, segundo informou o município.

Em Cotovelo, as rachaduras são tão proeminentes que é possível ver por entre as fendas, às vezes de 1 cm ou até mesmo 2 cm. Já na região conhecida como "prainha", com circulação de pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias, mesmo com a sustentação de raízes de grandes árvores. Alguns troncos caíram devido ao próprio peso da copa das árvores.

De acordo com o município também há plantas ocas, com espaço livre entre raízes e o terreno, tudo visível a olho nu. Ainda assim, não é difícil encontrar pessoas perto demais dessas áreas, sem se importar com o perigo.




Durante o último sábado (25), os agentes da Defesa Civil de Parnamirim abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que vêm em busca de fotos perto do precipício das falésias.

Segundo a prefeitura, a área está toda sinalizada com placas e com uma equipe de plantão, para evitar que acidentes aconteçam no local.

A orientação do município é que na orla - área mais baixa, as pessoas não busquem abrigo do sol próximo de encostas e falésias. Na parte superior dos paredões, ainda segundo a prefeitura, a população não deve se aproximar demais da borda em busca de fotos ou contemplação.

"Uma distância segura, de 10 a 15 metros da borda deve sempre ser respeitada, com ou sem a presença de agentes no local", informou a prefeitura.

Falésias

Falésias são um tipo de acidente geográfico formado por uma encosta vertical, que geralmente termina no mar e se encontra sob a ação erosiva causada pela água. Falésias de grande dimensão costumam ser chamadas de penhasco.




Nenhum comentário: