quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Simone Tebet aceita convite de Lula para ser ministra do Planejamento

 Enfim, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) ter[a uma acomodação no governo do do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medebista, que sonhava com o Desenvolvimento Social, será a ministra do Planejamento no Governo Lula, pasta que será recriada e desmembrada do hoje ministério da Economia. O anúncio foi feito ontem pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), futuro titular da Secretaria das Relações Institucionais na Presidência da República. Ele negou, porém, que Lula tenha discutido com Tebet mudar a estrutura atual do ministério.





Com uma pasta esvaziada, havia o temor de que Tebet não aceitasse o convite devido à saída do Banco do Brasil e da Caixa da alçada do Planejamento. Havia a expectativa de que a permanência dos bancos públicos sob o controle do Ministério fosse solicitada pela senadora, o que foi negado pelo futuro ministro Alexandre Padilha.

“Temos uma sinalização positiva de que ela aceitou o ministério do Planejamento”, disse Padilha. “O presidente Lula fez o convite à senadora Simone Tebet pelo papel que ela teve no segundo turno e como prefeita, como senadora e capacidade como gestora”, limitou-se a dizer Padilha.

O futuro ministro disse que não haverá mudança, por enquanto, na estrutura já debatida do governo com Lula e demais ministros. O Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), que a senadora teria sinalizado interesse em levar para o Planejamento como forma de robustecer a pasta, continua na Casa Civil. Contudo, o Ministério do Planejamento participará do PPI, inclusive do comitê gestor.

A senadora conversou com Lula e, de acordo com o blog de Natuza Nery, a futura ministra falou sobre as divergências que possui com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, acerca dos melhores rumos da economia. De acordo com a jornalista, Lula teria dito a Simone Tebet que confiava no equilíbrio por parte da senadora e no diálogo entre os dois, mas que, caso houvesse impasse, o próprio presidente decidiria.

Até o fim da tarde de ontem, Simone Tebet não havia se manifestado sobre a decisão. A confirmação de seu nome encerra longas semanas de discussões e pode destravar a montagem final da composição da equipe de Lula, em negociações com o MDB, PSD e União Brasil.

Perfil

Simone Nassar Tebet tem 52 anos de idade. Natural de Três Lagoas, no então estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, ela é descendente de libaneses e é a filha mais velha do ex-presidente do Senado, ex-ministro e ex-governador do Mato Grosso do Sul Ramez Tebet, falecido em 2006.

Ela estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em 1992, e fez mestrado em Direito do Estado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1998.

Deu aulas de Direito Público e Administrativo em diferentes instituições ao longo de 12 anos. Trabalhou como consultora jurídica na Assembleia Legislativa de MS, onde ocupou também o cargo de diretora técnica legislativa.

Senadora pelo Mato Grosso do Sul no exercício do último ano de mandato, ela disputou a Presidência da República neste ano pela primeira vez. Em sua carreira política, foi deputada estadual, duas vezes prefeita de Três Lagoas (MS) e vice-governadora do estado.



Nenhum comentário: