quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Governo do RN divulga calendário de pagamento do IPVA 2023

 


A Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte (SET) divulgou nesta quarta-feira (28) o calendário para pagamento do IPVA em 2023.

Segundo o governo, o imposto poderá ser quitado em cota única com um desconto de 5% ou ser dividido em até sete parcelas.

A SET informou que o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço da nota fiscal para veículos novos. No caso dos usados, o comparativo é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A lista de valor por modelo e ano de carro deverá ser publicada no Diário Oficial.

As datas de vencimento começam no dia 10 ou 12 de cada mês a partir de março, iniciando com placas de final 1, indo nos meses subsequentes até aquelas com terminação zero.

Os usuários da Nota Potiguar também recebem deduções no valor integral do imposto que podem chegar a 10%. Essa redução já virá na guia de pagamento, que deverá ser obtida na internet. Mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.

Os boletos para pagamento do imposto ficarão disponíveis no site do Detran-RN. Para obter o boleto, o contribuinte deverá acessar o site, clicar na opção ‘consulta de veículos’, e, em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.

Com informações do G1 RN

Nenhum comentário: