sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Rio Grande do Norte verifica viabilidade do plantio irrigado de pereiras em pleno sertão

 

A fruticultura irrigada do Rio Grande do Norte já deu sinais de que tem potencial para diversificação. A introdução de culturas tradicionalmente vistas como típicas de climas temperados já é uma realidade, como é o caso das uvas, cuja produção já chegou a atingir escalas comerciais em terras potiguares. Agora, o estado busca diversificar ainda mais o cultivo dessas espécies e as peras estão no centro das pesquisas.

O Sebrae no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) Semiárido uniram esforços para verificar a viabilidade da plantação irrigada de peras na região Oeste do RN e disseminar as técnicas de cultivo mais adequadas às variedades melhor adaptadas às condições edafoclimaticas do sertão.

Os primeiros experimentos estão sendo acompanhados de perto pelo Grupo de Pesquisa em Fruticultura da Ufersa, liderado pelo professor pesquisador Vander Mendonça. Foram cultivadas 40 mudas de peras das variedades princesinha e triunfo, que já frutificaram prematuramente por meio de técnicas de enxerto em um pomar instalado no Campus Leste da universidade, situado nos arredores de Mossoró, que fica a 275 quilômetros de Natal.

Nenhum comentário: