segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Maracujá do mato pode ser utilizado na fabricação de cosméticos

 

Espécie nativa da Amazônia, o maracujá do mato (Passiflora nitida Kunth) é planta trepadeira com folhas grandes e de coloração vermelha. Os seus frutos se assemelham às espécies de maracujá tradicionais. Com alto potencial biológico, o extrato do maracujá do mato possui componentes antioxidantes e inibidores de enzimas responsáveis pela produção de melanina, ideais para utilização em fórmulas cosméticas. 

A constatação é de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Sergipe (UFS) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em estudo publicado na Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences.

Os pesquisadores analisaram as propriedades físico-químicas da folha do maracujá do mato, realizando a caracterização do extrato das folhas. A coleta foi feita em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Obtivemos um extrato seco da folha, utilizando a técnica da secagem, na qual o extrato líquido vira um pó. Este foi submetido a diversos testes para chegar aos resultados”, explica o cientista Ádley Lima, do Departamento de Farmácia da UFRN, coordenador do projeto de pesquisa.

Nenhum comentário: