Natal vai iniciar nesta terça-feira (19) a vacinação contra a gripe e o sarampo para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.
Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em acordo com os municípios, autorizou que a vacinação desse público fosse antecipada devido à baixa procura do público-alvo e ao vencimento da Tríplice Viral, que acontece em 30 de abril.
Apesar disso, a prefeitura de Natal decidiu não realizar a antecipação naquele momento alegando que ainda não tinha acesso aos dados sobre a quantidade de vacinas aplicadas, que também não tinha recebido doses destinadas para o público infantil e, por isso, seguiria o calendário do Ministério da Saúde.
No entanto, agora, reconhecendo a baixa procura dos público-alvo na vacinação da capital, decidiu voltar atrás e acatar a recomendação.
Quem pode se vacinar?
A vacina contra Influenza (gripe) atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria. Além das crianças, podem tomar profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos de idade.
A vacina contra o sarampo é exclusiva para crianças e profissionais da saúde.
As duas vacinas podem ser aplicadas sem intervalo de tempo entre elas.
Onde se vacinar?
Para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas salas de vacina do Via Direta, Nélio Dias e Midway Mall (2º piso), sempre na modalidade pedestre.
Campanhas
A campanha contra a gripe está dividida em duas etapas, sendo a primeira fase de 04 a 30 de abril, para qualquer trabalhador da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. A partir desta terça-feira (19) qualquer criança entre 06 meses e menores de 05 anos também vai poder buscar a vacina.
É necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento com foto da criança.
A vacinação contra o sarampo, que inicialmente estava atendendo apenas o público de profissionais da saúde, segue agora até o dia 3 de junho também com o público-alvo de crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário