sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

RN tem segundo maior índice de vacinação infantil no País

 O Rio Grande do Norte tem o segundo maior índice de vacinação infantil do País, segundo nota técnica do Observatório Covid-19 da Fiocruz sobre a baixa cobertura vacinal entre crianças de 5 a 11 anos do Brasil, divulgada na tarde desta quinta-feira (17).



A pesquisa levou em consideração a média nacional em todas as Unidades Federativas do Brasil. Constatou-se que o RN é o segundo com melhor cobertura de primeira dose maior e está acima da média nacional (21%). O Estado potiguar tem 32,6%, atrás apenas do Distrito Federal, com 34,6%. Os dados da Fiocruz são da última segunda-feira (14). Hoje, o RN tem cobertura de 39%.

O pior desempenho está no Amapá, com apenas 5,3% de vacinados. Onze capitais estão abaixo da marca do país: Macapá (1,6%), Boa Vista (20,6%), Rio Branco (6,9%), Porto Velho (16%), Teresina (8,4%), João Pessoa (15,8%), Recife (1,9%), Belo Horizonte (18,4%), Campo Grande (1,6%) e Cuiabá (15,7%). Natal está acima da média nacional, com 29,1%.

A Nota Técnica mostra que a cobertura vacinal de primeira dose é diretamente proporcional e maior nos estados onde a expectativa de vida ao nascer e o IDH são também maiores. Ao contrário disso, a cobertura vacinal de primeira dose é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições sensíveis à atenção primária.

O documento apresenta um panorama da vacinação contra Covid-19 entre as crianças, aponta a grande heterogeneidade no nível subnacional e reforça a necessidade de articulação de todas as esferas de gestão para a expansão da cobertura vacinal no país. Em um cenário em que apenas este grupo não está imunizado, ele se torna particularmente vulnerável à infecção e à disseminação do vírus, inclusive entre outros grupos etários.

A campanha de vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Norte imunizou 2,48 milhões de potiguares com duas doses ou com a dose única, até a quinta-feira (17), o que corresponde a 78% da população vacinável (acima de 5 anos de idade). Entre o grupo de 5 a 11 anos, das 335 mil crianças, 132 mil receberam a primeira dose da vacina anticovid (39%). Nenhuma D2 foi aplicada neste grupo específico devido ao intervalo entre as aplicações.

Entre os adolescentes, que formam um grupo de 318 mil pessoas, 62% já foi vacinado com as duas doses e 85% já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. Nos maiores de 18 anos, a taxa de adesão à vacinação é 86% com as duas doses e 92% com pelo menos uma dose. As informações foram consultadas na plataforma de monitoramento RN Mais Vacina, gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Laboratório de Tecnologia e Inovação em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS/UFRN).

Problemas cardiovasculares são raros em vacinados

O risco de desenvolver problemas vasculares, como coágulos sanguíneos, trombose e AVC, é consideravelmente maior ao ser infectado pela covid-19 do que ao receber doses da vacina contra o coronavírus. É o que afirma o diretor de publicação da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), André Chacon, baseado em um estudo elaborado por cientistas da França e publicado no The British Medical Journal (BMJ). De acordo com Chacon, a incidência de trombose venosa induzida pela vacina é extremamente rara: cerca de 0,89 caso a cada grupo de 100 mil habitantes.



Nenhum comentário: