segunda-feira, 22 de novembro de 2021

‘Admirável Gado Novo’ virou questão do Enem; entenda letra de Zé Ramalho

 

A música “Admirável Gado Novo”, sucesso na voz do cantor Zé Ramalho, virou assunto nas redes sociais depois de ser integrada a uma das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicado neste final de semana pelo Brasil.

Apesar de o caderno de provas ainda não ter sido divulgado, nas redes sociais pessoas como a vereadora de Belo Horizonte Duda Salbert (PDT) comentaram que a pergunta relacionava a condição social brasileira nos dias de hoje com um trecho da canção.

A música, lançada em 1979 e composta pelo próprio intérprete, faz um trocadilho com o livro Admirável Mundo Novo, do autor Aldous Huxley, lançado em 1932 e que fala sobre um futuro distópico, em que um governo autoritário se encarrega de manter a população “feliz” durante todo o tempo, por meio de uma droga, evitando qualquer tipo de conflito.

Já no Brasil de Zé Ramalho, o país ainda vivia a Ditadura Militar e era governado por João Baptista Figueiredo, que tinha acabado de assumir o cargo de presidente. Enquanto isso, movimentos de protesto continuavam funcionando já em um momento pós AI-5, ato institucional revogado em 1978 que cerceava ainda mais a liberdade de expressão de opo.

Nenhum comentário: