terça-feira, 10 de novembro de 2020

URGENTE: ANVISA DETERMINA INTERRUPÇÃO DE ESTUDOS CLÍNICOS DA VACINA CORONAVAC POR EFEITO ADVERSO GRAVE

 

Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou interrupção de estudo clínico da vacina Coronavac. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o primeiro lote do imunizante, contendo 120 mil dosagens, chegariam no estado até o dia 20 de novembro.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

“Após ocorrência de Evento Adverso Grave* a Anvisa determinou a interrupção do estudo clínico da vacina Coronavac. O evento ocorrido no dia 29/10 foi comunicado à Anvisa, que decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo.

Esse tipo de interrupção é previsto pelas normativas da Anvisa e faz parte dos procedimentos de Boas Práticas Clínicas, esperado para estudos clínicos conduzidos no Brasil.

Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. A Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Anvisa mantém o compromisso com o Estado brasileiro de atuar em prol dos interesses da saúde pública.

Nenhum comentário: