terça-feira, 2 de junho de 2020

PICO EPIDÊMICO DA COVID-19 NO RN SERÁ EM JULHO, ALERTA PESQUISADOR POTIGUAR

 
Com a redução das taxas de isolamento em maio, número de casos confirmados de Covid-19 explodiu em apenas 30 dias


O Rio Grande do Norte do Norte terá o pico da epidemia da Covid-19 até meados de julho deste ano. A previsão é de que serão mais 100 mil casos de casos sintomáticos – com os efeitos da doença no organismo. Além disso, a estimativa é de que até nove mil potiguares necessitarão de algum atendimento hospitalar, seja em serviços ambulatoriais ou de internação.
A previsão é do professor José Dias do Nascimento Jr., integrante do Departamento de Física Teórica e Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele é responsável pelo modelo físico-matemático que analisa o impacto da pandemia do novo coronavírus entre os potiguares.
O potiguar é atualmente pesquisador convidado do centro de astrofísica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Foi a partir da cidade americana de Cambridge, nas cercanias da prestigiosa instituição de ensino, que ele conversou com o Agora RN. Ele é autor de análises matemáticas para o Governo do Estado e para o Comitê Científico do Consórcio Nordeste.
“O pico de contágio aconteceu no final de abril e primeira quinzena de maio. Isso significa que teremos, mais na frente, um pico de agravamento, que é quando os sintomas aparecem e mais pessoas precisam de internação”, explicou.
Entre abril e maio, segundo o professor, foi o período em que boa parte da população foi exposta ao vírus. Isso se explica por alguns fatores. O principal deles, afirma o pesquisador, foi a redução das taxas de isolamento. No dia 22 de março, data do decreto estadual que restringiu a circulação de pessoas, a taxa de isolamento era de 61% – segundo o site de monitoramento In Loco. Contudo, no período entre 26 e 30 de maio, a taxa variou entre 38% e 41%.

Nenhum comentário: