segunda-feira, 18 de maio de 2020

RN REGISTRA MAIS DE 4 MIL DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS EM UMA DÉCADA

Abuso contra criança e adolescente precisa de políticas públicas de combate     Foto: Rerpodução

A máxima de que o chamado “lar doce lar” é o local mais seguro para uma pessoa, nem sempre se materializa. É que é “entre quatro paredes” onde são registrados muitos dos casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, praticados até por familiares próximos. A problemática volta ao centro das atenções, principalmente neste mês que sedia o “Maio Laranja” e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta segunda-feira, 18.


O cenário de risco para essa parcela infantojuvenil da população no meio da sociedade é baseado em números. Nos últimos dez anos, somente no Rio Grande do Norte foram registradas mais de quatro mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. O dado preocupante é revelado por números do Disque 100, do Governo Federal. O balanço do serviço ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) disponibiliza estatísticas da problemática notificadas entre janeiro de 2011 e abril de 2019.


O levantamento mostra que no primeiro ano foram 239 denúncias de violência sexual contra o público infantojuvenil no estado potiguar. No ano seguinte, houve um aumento assustador: 1.027 registros. Em 2013, já houve uma queda considerável: 747 denúncias contra 652 casos em 2014. No ano seguinte, o número de denúncias caiu para 369 contra 315 em 2016. Em 2017, foram 370 registos e 288 em 2018.

E nos quatro primeiros meses de 2019, o Disque 100 contabilizou 86 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no RN. Após contato, por e-mail, feito pela reportagem, a Assessoria de Comunicação do MMFDH explicou que o balanço dos dados disponíveis no site do órgão é feito semestralmente e que o setor responsável ainda estava concluindo as estatísticas referentes ao segundo semestre do ano passado.

Nenhum comentário: