quarta-feira, 1 de abril de 2020

MPRN CHAMA ATENÇÃO PARA REAL AUMENTO DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


O tema da violência contra a mulher é uma das principais frentes de atuação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), principalmente por meio do trabalho do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid). Neste momento de necessário isolamento social, a Instituição teme pelo aumento do número de casos de violência doméstica e feminícidos. 
De acordo com dados do Ligue 180 (*), houve um aumento de quase 9% no número de ligações para o canal que recebe denúncias de violência contra a mulher. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a média diária entre os dias 1 e 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas, contra 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas entre 17 e 25 deste mês. 
Embora o isolamento social não seja a causa da violência, a quarentena recomendada por governos estaduais e municipais como forma de conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19), como medida necessária e que deve ser obedecida, não deixa de ser um fator de risco para a violência doméstica e familiar contra a mulher. 
Para a promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid), Érica Canuto “a violência de gênero contra a mulher é uma grave violação de direitos humanos. Além de ser um problema de todos, pode levar ao feminicídio. Devemos ‘meter a colher’ para dar chances para que a mulher viva uma vida sem violência”. 

Nenhum comentário: