segunda-feira, 9 de março de 2020

Água mineral: direto da fonte para seu copo


O caminho percorrido pela água mineral natural do subsolo até o seu garrafão tem início nos lençóis freáticos de nosso estado, cujas águas são reconhecidas por suas propriedades terapêuticas. Estas águas são captadas sem qualquer contato humano através de poços profundos ou insurgências. Toda a sua exploração é realizada por meio das fontes de água mineral natural, fiscalizadas por órgãos distintos e com processos auditados e aprovados após inúmeros estudos e resultado de trabalhos de pesquisa sobre a água em si e sua composição geológica.

“Os minerais e a composição de cada marca de água mineral natural variam de fonte para fonte, mas é uma mudança mínima, que não interfere no sabor nem nas propriedades da água”, explica Djalma Cunha, presidente do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte – Sicramirn. A água mineral natural que chega ao mercado por meio de garrafas ou galões é a mesma retirada da fonte, já que, diferente de outras existentes, não passa por nenhum processo que altere suas características microbiológicas, químicas e físico-químicas.
Para garantir que as propriedades originais da água mineral natural cheguem íntegras ao consumidor, as empresas realizam alguns processos de manutenção dos garrafões, como a assepsia, uma etapa fundamental no envase. Ela garante que o produto seja entregue sem impurezas e em uma embalagem que obedece a todos os pré-requisitos exigidos pela legislação e pelos órgãos de controle sanitário.
Como forma de diferenciar a água naturalmente mineral das adicionadas de sais, a legislação obriga a utilização de um selo de identificação em cada garrafão: o selo azul é destinado às águas minerais naturais e o verde às adicionadas de sais. Ele se localiza no lacre do garrafão e a obrigatoriedade é válida para todos os vasilhames de água mineral natural ou adicionada de sais em circulação no RN, mesmo que sejam provenientes de outros estados brasileiros.
Água Mineral do RN
O movimento #AguaMineralDoRN é uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (Sicramirn), ancorada por todas as empresas de água mineral do Rio Grande do Norte. A missão, mais que informar ou vender, é conscientizar: levar até a população os benefícios da água mineral natural, sua qualidade e o que a difere das demais.
A água é essencial não só para a vida humana, como para todos os seres vivos. Destacar a qualidade e os diferenciais da água mineral natural é muito mais do que fortalecer empresas, é valorizar um produto natural e importantíssimo para a nossa vida. Mais informações: aguamineraldorn.com.br

Nenhum comentário: