sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

RN PERDERIA R$ 1 BILHÃO POR ANO SE ZERASSE ICMS SOBRE COMBUSTÍVEIS, DIZ SECRETÁRIO


O Governo do Rio Grande do Norte arrecadou mais de R$ 1 bilhão em 2019 com o ICMS cobrado sobre a venda de combustíveis nos postos do Estado. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (6) ao Agora RN pelo secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que preferiu não comentar os impactos financeiros de uma eventual desoneração do imposto.
Na quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro culpou a tributação dos governos estaduais pela alta nos preços dos combustíveis. Em um desafio aos governadores, o presidente disse que “zeraria” os impostos federais sobre a gasolina, o etanol e o diesel caso os gestores estaduais também deixassem de cobrar o ICMS.
Vários governadores criticaram a declaração de Bolsonaro. O governador de São Paulo, João Doria, disse que a provocação do presidente era “bravata” e “populismo”. Ele também reclamou que os gestores estaduais não foram convidados a dialogar com o presidente da República sobre essa possibilidade. “Atitude pouco responsável”, resumiu.

Nenhum comentário: