segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Outubro Rosa alerta para importância da prevenção contra câncer de mama

mensagens_para_outubro_rosa“Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. Com esse tema a campanha do Outubro Rosa 2019 tem como foco a prevenção por meio de ações para reduzir os riscos de desenvolver o câncer de mama, bem como sua detecção precoce.
Nesse contexto, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), reforça as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce da doença, lembrando que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita da mamografia de diagnóstico para as mulheres norteriograndenses em todas as faixas etárias.
O RN conta com 27 serviços de mamografia públicos/credenciados ao SUS. Há 22 mamógrafos destinados ao exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de mama e 5 mamógrafos que identificam a posição exata do tumor para a realização de biópsia e/ou sua retirada de forma precisa.
Os mamógrafos estão localizados em 12 municípios do estado, distribuídos em sete regiões de saúde, com maior concentração em Natal. Esses mamógrafos têm capacidade para produzir cerca de 135 mil mamografias por ano.

Nenhum comentário: