quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Investimentos do Governo do Estado vão expandir produção de duas associações

Os membros da Cooperativa de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Produtores de Frutas do RN (Frutcoop), no município seridoense de São Vicente, esperam ansiosos pelo funcionamento da unidade de beneficiamento de frutas na sede própria.  Em dezembro próximo, a partir do financiamento de R$ 580 mil do Governo do Estado, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, a nova unidade será entregue aos cooperados.
“Nossa sede será totalmente completa e profissional. Serão instaladas máquinas e equipamentos previamente locados, equipado um laboratório com sala técnica, almoxarifado de embalagens, ingredientes e de materiais de limpeza, área de desinfecção, escritório, vestiário, banheiros, tudo dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mudando totalmente a nossa realidade e aumentando a produção que hoje é, em média, de 200 toneladas de frutas processadas por semana”, explicou Francisco Canindé da Costa, presidente da cooperativa.
A expectativa otimista ficou clara durante o encontro com os consultores de economia da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Governo Cidadão, Boris Sterk e Mavingson Francisco, e com os supervisores da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (SAPE) e da Emater-RN, para análise de viabilidade econômica do projeto, na manhã desta terça-feira (1).
O consultor Boris Sterk explica que, após a avaliação, será modelado um instrumento de acompanhamento para os 88 projetos de inclusão produtiva do Governo Cidadão. “É importante que haja essa supervisão de perto, com cuidado para as diferenças entre si, para que esses processos se mantenham, após a execução, com sustentabilidade e crescimento econômico”, finalizou.
A Frutcoop conta com 84 cooperados e tem como principal atividade a produção de pedúnculo de caju (retirada a castanha), processado por uma empresa privada em regime de terceirização e vendido para indústrias de sucos e refrigerantes e no mercado nordestino de polpa de frutas. Para manter a qualidade requerida pelos clientes, os cooperados são capacitados em novas técnicas de manejo da cultura do caju.
Beneficiamento de Mel
A Associação Comunitária dos Apicultores de Ipueira (Acai), no município de Ipueira, também participou da avaliação, nesta terça-feira. Extraindo cerca de 3 toneladas de mel por ano, o grupo tem a produção prejudicada pela falta de estrutura e pela seca dos últimos anos. Mas o investimento de mais R$ 525 mil, com recursos do Governo Cidadão, está proporcionando a construção da Casa de Mel, com os equipamentos necessários para beneficiamento do produto. Os 15 beneficiários do projeto esperam triplicar a produção após a instalação da unidade, aparelhada e enquadrada na regulamentação sanitária necessária, além de alinhada com práticas de convívio sustentável com o semiárido. A obra deve ser concluída em novembro deste ano.
“Não vemos a hora de ver nosso empreendimento pronto, entregando o mel através desta linha de produção que tanto sonhamos. Continuaremos a entregar aqui no mercado local, mas, como estaremos dentro dos padrões exigidos pelo Idiarn, também entraremos no mercado institucional e, quem sabe, até para a grande comercialização”, comemorou Nilmara de Assis, vice-presidente da Acai.

Nenhum comentário: