terça-feira, 13 de agosto de 2019

Tenor e maestro Plácido Domingo é acusado de assédio sexual por nove mulheres


O tenor, músico e maestro espanhol Plácido Domingo foi acusado de assédio sexual por nove mulheres. As acusações foram noticiadas por reportagem divulgada pela agência de notícias The Associated Press e publicada em vários sites e jornais internacionais, como o site do canal de TV Fox News.

Hoje aos 78 anos, um dos maiores cantores de ópera de todos os tempos, um dos Três Tenores e diretor da Ópera de Los Angeles, Plácido Domingo teria cometido os crimes ao longo de um intervalo de mais de três décadas, sempre em ambientes profissionais nos quais ocupava papel de destaque.
Uma das mulheres que acusam dos crimes alega que ele enfiou a mão dele na saia dela. Outras três disseram que ele as forçou a beijá-lo – cada uma delas em um local diferente: em um camarim, em um quarto de hotel e em um restaurante.
“Um almoço profissional não é algo fora do normal”, disse uma das mulheres, uma cantora. “Mas alguém tentando segurar a sua mão durante um almoço profissional é estranho – ou colocar a mão no seu joelho é um pouco mais estranho. Ele estava sempre tocando você de alguma forma e sempre beijando”, alegou.
Além das nove acusadoras, a Associated Press conversou com outras seis mulheres que alegaram abordagens por parte do músico que as deixou desconfortáveis, incluindo uma cantora que disse ter sido repetidamente abordada por ela em busca de um encontro ao longo dos anos 90.
A publicação também relata ter conversado com pelos menos 36 mulheres – entre cantoras, dançarinas e funcionárias de equipes de produção – que teriam testemunhados comportamentos questionáveis por parte de Domingo. Nenhuma das mulheres entrevistadas pela agência de notícias teve sua identidade revelada.
A Associated Press relata que o músico não respondeu a nenhuma das perguntas apresentadas a ele. No entanto, eles reproduziram um depoimento enviado pelos assessores do músico alegando que os relatos não são verdadeiros e ponderando que as regras de comportamento mudaram ao longo dos anos.
“As alegações desses indivíduos anônimos datam de pelo menos 30 anos e são extremamente preocupantes, e também imprecisas como foram relatadas”, afirma o texto apresentado pelos representantes do músico.
A declaração continua: “Ainda assim, é doloroso ouvir que eu possa ter chateado alguém ou deixado alguma pessoa desconfortável, não importa quanto tempo tenha se passado e apesar das minhas melhores intenções. Eu acreditava que todas as minhas interações sempre foram bem-vindas e consensuais. As pessoas que me conhecem e que trabalharam comigo sabem que eu não sou alguém que intencionalmente iria ferir, ofender ou constranger alguém”.
Ele finaliza afirmando: “Ainda assim, eu reconheço que as regras e padrões dentro dos vivemos hoje são muito diferentes daqueles do passado. Eu sou abençoado e privilegiado de ter uma carreira de mais de 50 anos e vou me manter nesses altos padrões”.
A matéria da Associated Press relata que sete das nove mulheres que acusam o músico disseram acreditar que a carreira delas foi impactada de forma negativa por causa das recusas delas contra os avanços do músico. Algumas delas disseram que promessas feitas por ele jamais foram concretizadas e várias foram buscar empregos em outras companhias.
A publicação também chama atenção para os relatos semelhantes das vítimas. Com todas elas relatando como Domingo insistiu sem parar em suas abordagens, ligando para elas constantemente à noite, expressando um suposto interesse em aconselhá-las e pedindo encontros particulares com a promessa de “aconselhamento profissional”.
Globo, via Monet

Nenhum comentário: