quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Médicos da Rede Ebserh alertam para os riscos da asma, que causa 140 mil internações por ano

Chiado e aperto no peito, falta de ar, tosse, despertar noturno, excesso de muco ou catarro e dificuldade para realizar algumas tarefas. Esses são alguns dos sintomas de pessoas que têm uma das condições crônicas mais comuns do mundo: a asma. Essa doença vitimou a atriz, escritora e roteirista Fernanda Young neste fim de semana, no sítio da família, em Gonçalves (MG). Ela tinha asma desde a infância, passou mal e foi levada para um hospital da cidade de Paraisópolis, mas não resistiu.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estima-se que exista aproximadamente 20 milhões de asmáticos no Brasil. Já o Ministério da Saúde aponta que a asma é a quarta principal causa de internação no Brasil, com mais de 140 mil hospitalizações por ano. Em 2017, por exemplo, foram registradas 2.177 mortes.
Além do problema de saúde causado diretamente aos pacientes, a doença impacta negativamente na sociedade, com desestrutura familiar, perda de emprego de pacientes e acompanhantes, falta de convívio social e, no caso de crianças, aumento da evasão escolar. Trata-se de uma doença crônica que prejudica a rotina e a qualidade de vida dos portadores.

Nenhum comentário: