quinta-feira, 25 de abril de 2019

Termina no próximo dia 6 de maio o prazo para os eleitores com títulos passíveis de cancelamento compareceram aos cartórios eleitorais do Rio Grande do Norte para regularizar a situação eleitoral. De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), até o momento, apenas 2,76% do total de eleitores faltosos compareceram aos cartórios eleitorais do estado para fazer a regularização. Eleitores que não votaram nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições consecutivas correm o risco de ter o título de eleitor cancelado. Do total de 24.484 eleitores potiguares nessa situação, apenas 677 já conseguiram evitar o cancelamento. Esses dados são atualizados diariamente e podem ser consultados no Portal do TSE. É importante lembrar que cada turno de um pleito corresponde a uma eleição, e que as eleições suplementares também contam para efeito de cancelamento. A Justiça Eleitoral alerta os cidadãos em todo o estado para que consultem a situação com a máxima antecedência possível para evitar as filas dos últimos dias de prazo. Mais informações »

A senadora Zenaide Maia participou na quarta feira (24) do ato de assinatura pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da portaria de incorporação do medicamento Nusinersena (Spinraza) na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do SUS. O remédio, que passará a ser distribuído gratuitamente, é indicado para pacientes com amiotrofia muscular espinhal (AME), doença rara que compromete o funcionamento de músculos e órgãos. O custo anual do Spinraza será de R$ 1,3 milhão por paciente, segundo o Ministério da Saúde.
Zenaide, médica de formação, elogiou a ação do governo como: “Iniciativa de responsabilidade e humanidade que virá diminuir o sofrimento de muita gente que não tem condições de arcar com os altíssimos custos do tratamento da AME, doença degenerativa que não tem cura”, elogiou a senadora.

Desde 2017, decisões judiciais têm forçado o ministério a custear o medicamento, cujo preço chega é de R$ 200 mil o frasco. De acordo com a pasta, 106 pacientes foram atendidos por determinação da Justiça. A previsão, do Ministro Mandetta é de que o medicamento esteja disponível na rede pública em até 180 dias.

Nenhum comentário: