quarta-feira, 3 de abril de 2019

PF deflagra operação contra grupo suspeito de comércio ilegal de madeira em seis estados

                 PF deflagra operação contra organização criminosa responsável pelo comércio ilegal de madeira — Foto: Reprodução/TV Clube


A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação KHIZI contra uma organização criminosa responsável pelo comércio ilegal de madeira, com atuação em seis estados. Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de prisão temporária no Piauí, ParáMaranhão e Bahia.
O inquérito policial foi instaurado em 2017 e apontou a existência de conluio entre empresários do setor madeireiro, servidores públicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), todos para viabilizar o comércio e transporte interestadual de madeira sem origem comprovada.
Segundo a investigação, o transporte e comercialização ilícitos era lastreado em Documentos de Origem Florestal inidôneos e em notas fiscais produzidas com informações falsas sobre quantidade, espécie e valor da mercadoria. A organização criminosa tinha atuação nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: