segunda-feira, 11 de março de 2019

Brasil e Estados Unidos fecham acordo sobre base de Alcântara

O Brasil e os Estados Unidos fecharam 1 novo Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que permite o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão. O lugar é 1 dos centros de lançamentos de foguetes da Força Aérea Brasileira.

A parceria entre os 2 países é pauta desde 2000, quando o então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assinou 1 acordo com o americano George W. Bush. No entanto, a proposta foi barrada pelo Congresso Nacional.
Em entrevista publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo nesta 2ª feira (11.mar.2019), o embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, disse que o texto do acordo passou por inúmeras mudanças que reduziram a “ingerência americana no Brasil” e solucionaram as críticas levantadas em 2000 pelo Congresso.
De acordo com o embaixador, a parceria deixa o Brasil mais forte no debate sobre a cooperação espacial.
A base de Alcântara tem como principal objetivo o apoio logístico e a infraestrutura para a realização dos trabalhos desenvolvidos na área espacial brasileira. Por ser próxima a linha do equador, o consumo de combustível para o lançamento de satélites é menor em comparação com bases em latitudes maiores.
Poder 360, com Estadão


Nenhum comentário: