sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Com 355,7 milímetros registrados, Jucurutu, RN, tem janeiro mais chuvoso dos últimos 108 anos

chuvasO Rio Grande do Norte começou 2019 com um mês de janeiro chuvoso, principalmente na região Oeste do estado. O município de Jucurutu foi o que mais registrou precipitações ao longo do mês, com acúmulo de 355,7 milímetros – que representa 348,5% da média normal prevista para o período, que é 79,3 mm. O mês foi o mais chuvoso desde o início do recolhimento dos dados, em 1911, segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN (Emparn).
O segundo município mais chuvoso foi Janduís, também na região Oeste, onde choveu 243,5mm. Os volumes de chuva em Jucurutu e Janduís, contribuíram para o aumento da média do mês na região Oeste, 25,3% acima da expectativa. Na região Central esse aumento do volume médio de janeiro foi ainda maior, choveu 34,3% a mais que o normal para o período.
“As chuvas ocorridas em janeiro de 2019 no Estado, foram devido à atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCANS), e em alguns momentos, juntamente com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, explicou meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.
De acordo com ele, a atuação desses dois sistemas juntos favoreceu a ocorrência de chuvas nas regiões Oeste e Central, mas atuou com menos intensidade nas regiões Agreste e Litoral, onde o volume de chuva registrado ficou abaixo da média, principalmente no Litoral onde choveu 60% a menos do que normalmente chove no mês de janeiro.

Nenhum comentário: