sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFRN apresentam concerto para o Papa Francisco

orquestra sinfônicaA Orquestra Sinfônica e o Madrigal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam neste mês de dezembro um feito marcante para as histórias da música do Rio Grande do Norte e da Universidade: uma apresentação especial para o papa Francisco, durante uma das audiências gerais do Vaticano.
A Audiência Pública Papal não é uma missa, mas uma cerimônia, um momento reservado para que os peregrinos em visita à cidade possam ouvir o papa e receber sua bênção apostólica, e que acontece na Praça São Pedro. O site da Prefeitura da Casa Pontifícia anuncia para este mês três audiências papais, nos dias 5, 12 e 19. A apresentação dos grupos da UFRN acontece na audiência do dia 12, quarta-feira.
De acordo com o maestro André Muniz, regente da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN), o repertório a ser executado no Vaticano terá a apresentação da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, baseada no livro homônimo do escritor José de Alencar, considerada o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior, cuja estreia aconteceu no ano de 1870, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. Uma outra obra que faz parte da apresentação é uma criação de Danilo Guanais, Regina Coeli.
Guanais é professor de Música da UFRN, compositor e arranjador, e a peça referida foi escrita, especialmente, para a participação na audiência papal. Segundo André Muniz, integram ainda o repertório outras produções da música brasileira e da italiana, que incluem criações de Verdi e Ottorino Respighi.  Depois da apresentação no Vaticano, os grupos seguem para concertos no Conservatório de Música Licinio Refile, na cidade de Frosinone, na Itália.

Nenhum comentário: