terça-feira, 31 de janeiro de 2017

'Absurdo', diz aluna nota mil inscrita por hacker em produção de cachaça

Paraibana Tereza Gomes, de 23 anos, foi uma das 77 pessoas que alcançaram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Foto: Tereza Gomes/Arquivo Pessoal)


31/01/2017 18h27 - Atualizado em 31/01/2017 18h27

'Absurdo', diz aluna nota mil inscrita por hacker em produção de cachaça

Estudante que queria cursar medicina não acessava o Sisu desde sexta.
Ela soube de conta 'furtada' e senha alterada apenas nesta terça-feira (31).

Do G1 PB
Após incluir inscrição e senha, sistema do Sisu não reconhece os dados (Foto: Reprodução/Sisu)Após incluir inscrição e senha, sistema do Sisu não reconhece os dados de estudante paraibana  que teve a conta hackeada (Foto: Reprodução/Sisu)
Vítima de um hacker, a estudante Tereza Gomes, 23 anos, de João Pessoa, teve a conta no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) "furtada" e foi inscrita no curso de produção de cachaça, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). No período de inscrição do Sisu, Tereza tentava aprovação para o curso de medicina, mas na sexta-feira (27) viu que estava longe da aprovação - mesmo tirando nota mil na redação - e parou de acessar o sistema. “É um absurdo, fiquei muito nervosa”, destacou.
Tereza foi uma das 77 pessoas que conseguiram nota mil na redação em todo o Brasil, no entanto, o desempenho geral não foi suficiente para conseguir a aprovação no curso de medicina. Mesmo assim, a estudante manteve a inscrição nas duas opções para medicina, mesmo sabendo que não teria chance de ser aprovada.
Na noite de segunda-feira (30), Tereza recebeu uma mensagem de uma pessoa desconhecida na rede social Facebook com um print da lista de aprovados em um outro curso, incluindo o nome dela. No momento, achou que era montagem e não se preocupou.
Nesta terça-feira (31) recebeu a notícia de que sua conta teria sido invadida e que seu nome estava mesmo na lista do curso de produção de cachaça, no IFNMG. “Imagina se eu tivesse média para passar para medicina? Além disso, prejudicou quem queria esse outro curso”, refletiu.
Fórum em rede social
Um fórum anônimo na internet mostra que internautas disseminaram dicas para "roubar" a senha de estudantes que se destacaram no Enem 2016 e manipular as inscrições no Sisu, que usa a mesma senha.
Tereza confessou que ficou desapontada com o acontecido, mas que já se matriculou em um cursinho preparatório para o Enem 2017 e vai tentar novamente ser aprovada no curso de medicina.
Procurado pelo G1o Ministério da Educação afirmou que o sistema doSisux tem um nível de segurança elevado, onde qualquer ação realizada nos perfis pessoais são registradas em um histórico. Porém, a pasta ainda não confirmou se as denúncias de roubo de senha procedem.
Fonte:Portal G1

Nenhum comentário: