quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Instituto do Cérebro promove ação sobre AVC

cerebro



O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove oficinas em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), neste sábado (29), nas zonas sul e norte de Natal. A ação é gratuita e voltada para toda população.
As atividades serão desenvolvidas das 10h às 22h, no Praia Shopping, localizado no bairro de Ponta Negra, e no Partage Norte Shopping, no bairro de Potegi, com o objetivo de oferecer orientações ao público sobre sinais e sintomas do AVC, além de alertar sobre os fatores de risco e as formas de prevenção. De acordo com o coordenador da campanha, André Pantoja, será realizada ainda aferição de pressão e feito o cálculo do índice de massa corpórea.
O AVC pode acontecer com pessoas de qualquer idade. Porém, a identificação precoce dos sintomas e o tratamento médico de emergência em unidade de AVC intensifica consideravelmente a recuperação. “Segundo o Sistema Único de Saúde, de 2011 a 2014, foram 5.500 óbitos registrados em decorrência do AVC no Rio Grande do Norte, ou seja, são quase 1.440 mortes por ano e 90% delas poderiam ser evitadas com informação”, explica Pantoja.

Nenhum comentário: